Ricardo Pannain, do #teamnewmillen e treinador de atletas profissionais preparou algumas dicas para quem quer participar de competições como o Muscle Contest no Brasil. Olha só:

 

Com a vinda do Muscle Contest para o Brasil, paira no ar uma grande dúvida entre os padrões da IFBB Amateur X NPC, e está redondamente enganado quem pensa que é tudo igual. Apenas para que entendam melhor, a NPC é vinculada a Pro League, e a IFBB Amateur com a Elite Pro.

Então, hoje começarei falando da categoria Bikini, pois há diferenças não apenas no físico, mas também na apresentação. Tive a oportunidade de frequentar muitos campeonatos da NPC, inclusive diversos Muscle Contest, Shows profissionais, e entre erros e acertos, procurei discernir o que os árbitros buscavam.

Para saber exatamente qual é padrão da NPC é muito simples. Tenham a campeã do Olympia como referência e isso serve para todas as categorias. Para facilitar essa análise, vamos entrar em algumas peculiaridades distintas, para que não sejam surpreendidos. Beleza fácil, desfile, cintura fina e ombros destacados são fatores que todos já estão acostumados. Porém o conjunto da Bikini NPC apresenta maior maturidade muscular, sem exageros, consequentemente aparenta um físico mais atlético.

A formação do Glúteo/Isquiotibiais é bastante importante nos critérios de julgamento da NPC. Atenção treinadores, a atleta precisa estar bem condicionada de frente, e igualmente de costas. Todas as atletas farão suas apresentações individuais, onde as poses são livres. Já nos confrontos, o árbitro central pedirá para efeito de comparação, que as atletas fiquem na sua melhor pose de frente, virem de costas, e caminhem até o fundo do palco.

Não há necessidade que vocês meninas, tirem o cabelo das costas, pois os árbitros são extremamente experientes e conseguirão visualizar a amplitude da região supra clavicular, e os membros inferiores. Outro detalhe para que não sejam pegas de surpresa, é que não há poses de lado.

Então, não espere até o último minuto pata treinar a apresentação de palco, é importantíssimo e deve estar incluso em seu programa de treinamento. Presença de palco é decisivo e pode lhe garantir uma boa colocação. Seguem alguns conselhos como preparação:

  1. Na pose de frente e costas, procurar ajustar e encontrar a melhor posição, de acordo com a sua complexidade física, e não limitar-se a “imitar” as outras concorrentes. Apesar de ser Relaxed Pose, de fato é onde vai mostrar todo seu trabalho.
  2. Treine exaustivamente até passar a ser algo automático, e sentir-se confortável e confiante para se apresentar.
  3. Atenção para transição entre as poses, não menos importante e faz parte da apresentação, deve ser feita de maneira suave e graciosa.
  4. É muito importante a prática sobre os saltos, andar, andar e andar. A única maneira de desfilar de maneira natural e sem esforço, é praticar muito até sentir-se confortável sobre os saltos.

Boa sorte!

 

Related Post
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *