Cinco motivos para o whey ser aliado do emagrecimento!

Emagrecimento é quase sinônimo de verão: a chegada dessa estação combina com a procura por estratégias nutricionais que contribuam para alcançar esse objetivo. Sabe-se que, para emagrecer de forma saudável, diversos mecanismos estão envolvidos, desde o aspecto comportamental até metabólico, sendo necessário um acompanhamento nutricional que englobe todos essas dimensões.

Mais do que perder peso, o emagrecimento efetivo é sinônimo de mudança da composição corporal, e, para isso, além de um plano alimentar individualizado, incluir uma rotina de suplementação também é uma forma de otimizar a chegada ao shape desejado. O whey protein é um suplemento que pode ser aliado da modulação corporal, principalmente se de alta qualidade, como 3WheyNitro 2 da New Millen.

Uma composição nutricional excelente!
O whey protein, também chamado de proteína do soro do leite, é um suplemento obtido principalmente como um subproduto da fabricação de queijos, pela coagulação da caseína, através de filtração. Seus diversos benefícios, que vão além do esporte, são resultantes de sua excelente composição nutricional: alta concentração proteica, destacando-se a presença dos chamados aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não é capaz de sintetizar, devendo ser obtidos via alimentação ou suplementação; do aminoácido l-cisteína, além de outros componentes, como os glicomacropeptídeos (GMP). Além disso, o whey protein também contém carboidratos (principalmente lactose) e gorduras, mas, atualmente, as tecnologias de produção permitem reduzir a quantidade desses nutrientes, tornando-o um produto mais puro e com maior concentração proteica, sem que ocorra desnaturação proteica.

3WheyNitro 2
Whey protein – Aliado do emagrecimento?
Sim! A literatura científica traz diversas evidências dos benefícios do whey protein para alcançar esse objetivo, e podemos ressaltar cinco motivos principais:

1 – O whey protein é capaz de modular a composição corporal e outros marcadores relacionados ao excesso de peso
Uma recente revisão (RONDANELLI et al., 2020) demonstrou que a suplementação com whey protein auxilia, em um protocolo de redução de ingestão de calorias, na preservação da massa livre de gordura. Outro estudo, conduzido por Wirunsawanya et al. (2018), relata que incluir whey na rotina de indivíduos com sobrepeso e obesidade proporcionou redução do peso corporal e da massa gorda, além de melhorar parâmetros relacionados ao risco cardiovascular, como pressão arterial, glicemia de jejum, HDL-c e colesterol total.

2 – O whey protein auxilia na modulação do apetite
Uma meta-análise de estudos randomizados (MOLLAHOSSEINI et al., 2017) investigou se a suplementação com whey protein promovia algum efeito no apetite. Os autores do estudo concluíram que a intervenção, além de contribuir para reduzir o apetite a curto e longo prazo, também era aliada da melhora da composição corporal em razão de estimular a saciedade.

3 – O whey protein exerce efeito antioxidante
O excesso de gordura corporal está associado com um aumento do estresse oxidativo, processo em que há alta geração de radicais livres, podendo impactar na homeostase do organismo. A presença de GMP e da l-cisteína, um aminoácido essencial para a síntese de glutationa, proporciona ao whey suporte antioxidante, que contribui para combater o excesso de radicais livres, sendo aliado do emagrecimento.

4 – O whey protein é aliado da performance física
West et al. (2017), em um estudo clínico controlado, crossover e duplo-cego, concluem que a suplementação com whey protein é capaz de melhorar o processo anabólico do corpo, além de contribuir para a recuperação aguda no pós-exercício, sendo aliada da performance física.

5 – O whey protein pode atuar na termogênese
A termogênese é o processo de conversão natural das calorias provenientes dos alimentos em energia que é gasta pelo organismo para manter a sua homeostase. Estudos demonstram que alterações nesse processo estão relacionadas com o excesso de peso, e a sua regulação contribui para a manutenção de peso e de composição corporal saudáveis. A literatura científica demonstra que o consumo de proteínas é capaz de proporcionar efeito positivo na termogênese, com destaque para o whey protein, que proporciona um efeito térmico maior do que outras fontes proteicas e nutrientes após a sua ingestão (ACHESIN et al., 2011).

3WheyNitro2 da New Millen é um suplemento alimentar formulado com três tipos de whey (concentrado, isolado e hidrolisado), garantindo diferentes tempos de absorção.

REFERÊNCIAS

NAVES, A. Nutrição Clínica Funcional: Obesidade. São Paulo: Editora VP, 2014.

CÓRDOVA-DÁVALOS, L. E. et al. Glycomacropeptide Bioactivity and Health: A Review Highlighting Action Mechanisms and Signaling Pathways. Nutrients, v. 11, n. 3, p. 598, 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6471465/>. Acesso em: 19 out. 2020.

WIRUNSAWANYA, K. et al. Whey Protein Supplementation Improves Body Composition and Cardiovascular Risk Factors in Overweight and Obese Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Am Coll Nutr., v.37, n.1, p. 60-70, 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29087242/> Acesso em: 19 out. 2020.

MOLLAHOSSEINI, M., et al. Effect of whey protein supplementation on long and short term appetite: A meta-analysis of randomized controlled trials. Clinical Nutritional ESPEN, p.34-40, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29072167/>. Acesso em: 19 out. 2020.

BADELY, M. et al. The effect of whey protein on the components of metabolic syndrome in overweight and obese individuals; a systematic review and meta-analysis. Diabetes and Metabolic Syndrome, v. 13, n. 6, p. 3121-3131, 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31790966/> . Acesso em: 19 out. 2020.

WEST, D.W.D. et al. Whey Protein Supplementation Enhances Whole Body Protein Metabolism and Performance Recovery after Resistance Exercise: A Double-Blind Crossover Study. Nutrients, v.9, n.7, p.735, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28696380/> .Acesso em: 19 out. 2020.

ACHESON, K.J. et al. Protein choices targeting thermogenesis and metabolismo. Am J Clin Nutr, v.93,n.3, p.525-534, 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21228266/> Acesso em: 19 out. 2020.

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Copyright © 2021 New Millen
Desenvolvido por E4 Agência

Endereço: Av. Dr. José Luís Leme Maciel, 327 Cajamar
São Paulo | CEP 07786-450
Telefone : +55 11 4447-2220
Email : contato@newmillen.com.br

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade