5 Mitos e Verdades sobre suplementação de HMB!

Em torno de 39% dos brasileiros entrevistados na última pesquisa Vigitel afirmaram manter uma vida ativa, praticando semanalmente 150 minutos ou 75 minutos de atividade física.  Esse número vem crescendo cada vez mais, passando de 30,3% em 2009 para 39% em 2019, um aumento de 10% em uma década.

A segunda edição da pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), registrou o aumento na procura por suplementos complementares à dieta, no ano de 2020, cujo consumo foi de 69% na rotina de praticantes de atividades esportivas.

O uso de suplementos como recursos ergogênicos é bem evidenciado e utilizado por atletas de alto rendimento ou praticantes de atividade física. Os suplementos ergogênicos podem contribuir para a melhora do rendimento durante o treino e a recuperação no pós treino. Entre os suplementos consumidos para esta finalidade, o HMB vem ganhando destaque na literatura cientifica, entre profissionais da saúde e entre os praticantes atletas.

 

O que é o HMB?

Denominado como Beta-hidroxi-beta-metilbutirato, ou HMB, é um metabólito natural da leucina, um dos aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA). Apenas 5% da leucina é convertida para HMB no citosol das células do fígado. Estima-se que 60g de l-leucina é necessário para produzir 3g de HMB. Vale lembrar que, a literatura cientifica mostra que o efeito do HMB é dose dependente e as doses a se considerar variam entre 1 a 3 g por dia. Apesar disso, a dose de 3 gramas presente na recomendação dos suplementos,  parece proporcionar efeitos terapêuticos desejáveis sem toxicidade.

 

Quais são os seus principais efeitos benéficos?

O HMB possui vários papeis no metabolismo de proteínas e na hipertrofia do musculo esquelético. Os efeitos ergogênicos da suplementação de HMB estão relacionados com o aumento da integridade da membrana plasmática do tecido muscular esquelético, inibição da degradação proteica, diminuição da apoptose celular (morte celular programada), aumento da síntese proteica, estimulação do eixo do hormônio de crescimento/fator de crescimento, além de ser um composto que atua no metabolismo energético, favorecendo a produção de energia.

 

Veja 5 mitos e verdades sobre o HMB!

 

HMB pode auxiliar na hipertrofia e na performance?

Verdade! Devido aos benefícios citados acima, a suplementação com HMB pode auxiliar no aumento da massa e da força muscular, conforme a literatura científica evidencia, tanto quando suplementado de forma isolado, quando combinado a outros suplementos, como whey protein e creatina.

Silva e colaboradores, em um estudo publicado em 2017, na revista Nutrition Research mostraram que homens treinados em resistência que receberam 3g de HMB por dia, tiveram atenuação de marcadores de danos musculares, aumento das respostas imunológicas e endócrinas agudas e ajuste na massa e a força muscular induzidas pelo treinamento.

 

Quem pratica treinos aeróbicos pode se beneficiar com HMB?

Verdade! Além da influência na força e na potência e melhora da composição corporal, alguns pesquisadores concluíram que a suplementação de HMB é aliada da melhora da potência anaeróbia. Durkalec-Michalski e Jeszka (2016) avaliaram a suplementação de 3g/dia de HMB em atletas treinados, demonstrando que o grupo suplementado teve aumento de massa livre de gordura e da capacidade aeróbica, com aumento do VO2 máximo

.

Idosos podem se beneficiar com a suplementação de HMB?

Verdade! Alguns estudos demonstram os benefícios da suplementação com HMB em pessoas com mais de 65 anos, associada ou não a exercícios de resistência, na redução da sarcopenia, a perda de massa, força e função muscular, que é intrínseca ao envelhecimento. Um recente estudo conduzido por Riela e colaboradores, em 2021, apontou que a suplementação com 3g/dia de HMB, quando comparada ao grupo placebo, auxiliou na redução da perda de massa muscular em indivíduos com esta faixa etária, exercendo efeito anticatabólico.

 

HMB pode engordar?

Mito. Por ser um metabólito derivado de aminoácido, o HMB não apresenta valor calórico, ou seja, não interfere na ingestão energética diária de quem o consome.

 

HMB pode alterar as frações de colesterol sanguíneo?

Mito! Pesquisadores mostraram que na dose usual de 3g, não foi observado qualquer efeito sobre as fracções de colesterol, variáveis sanguíneas e índice glicêmico.

Ressalta-se que a sua suplementação deve sempre vir associada a um estilo de vida saudável, já que nenhum suplemento atua isoladamente na promoção dos benefícios citados.

 

A New Millen lançou, em seu portfólio amplo de suplementos, o HMB, formulado com 3g de hidroximetilbutirato em cápsulas vegetais e livres de corantes, para consumo prático na rotina!

 

Referências

ABIAD. Pesquisa de Mercado ABIAD: Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares. Disponível em: https://abiad.org.br/pb/pesquisa-de-mercado-suplementos-alimentares/. Acesso em: 12. maio. 2021.

RIELA, C. et al. Effects of Beta-Hydroxy-Beta-Methylbutyrate Supplementation on Elderly Body Composition and Muscle Strength: A Review of Clinical Trials. Ann Nutr Metab., v. 77, p. 16-22, 2021.

KACZKA, P. et al. Mechanism of Action and the Effect of Beta-Hydroxy-BetaMethylbutyrate (HMB) Supplementation on Different Types of Physical Performance – A Systematic Review. Journal of Human Kinetics, v. 68, p. 211-22, 2019.

SILVA, V. et al. β-hydroxy-β-methylbutyrate free acid supplementation may improve recovery and muscle adaptations after resistance training: a systematic review. Nutr Res., v. 45, p. 1-9, 2017.

DURKALEC-MICHALSKI, K; JESZKA, J. The Effect of β-Hydroxy-β-Methylbutyrate on Aerobic Capacity and Body Composition in Trained Athletes. J Strength Cond Res., v. 30, n. 9, p. 2617-26, sep. 2016.

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Copyright © 2021 New Millen
Desenvolvido por E4 Agência

Endereço: Av. Dr. José Luís Leme Maciel, 327 Cajamar
São Paulo | CEP 07786-450
Telefone : +55 11 4447-2220
Email : contato@newmillen.com.br

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade