Suplementação intra-treino e os seus benefícios na performance
A prática de esportes de longa duração e de alta intensidade, como corrida, triátlon, futebol e ciclismo, leva a uma necessidade energética aumentada, além da alta depleção de glicogênio muscular, a principal fonte de energia durante os treinos e provas, sendo que o qual relaciona-se diretamente com a performance e com a redução da fadiga.

Dessa forma, a adequação do consumo energético é essencial para o desempenho físico, a recuperação pós-esforço e a manutenção da composição corporal adequada desses atletas, sendo que alguns nutrientes merecem uma atenção especial, principalmente durante a prática desses esportes de alta intensidade, como os carboidratos e os eletrólitos.

Como uma suplementação intratreino pode melhorar o desempenho do atleta?
Sabe-se que a grande maioria dos atletas buscam uma melhora em sua performance durante as competições e treinos, isso requer estratégias nutricionais que possam manter a alta disponibilidade de carboidratos durante todo o treino.

O treino de alta intensidade requer uma maior quantidade de glicose muscular, que será metabolizada causando o aumento do lactato. Assim, como resultado desse processo acelerado de transformação da glicose em energia, gera redução do pH plasmático, causando desconforto nos atletas e podendo impactar na performance. 

Os efeitos na performance esportiva da ingestão regular de carboidrato ao longo destes esportes podem estar associados com a contribuição para manutenção da glicemia, a sustentação da taxa de oxidação de glicose nos estágios finais do esforço, quando o glicogênio muscular já estaria reduzido e atraso na depleção dos estoques de glicogênio muscular e/ou hepático.

Assim, os estudos científicos relatam que a ingestão de carboidrato e outros nutrientes intra-treino, como eletrólitos, em exercícios de uma ou mais horas de duração, pode trazer alguns benefícios que podem contribuir com o melhor desempenho do atleta, favorecendo a redução da fadiga, o aumento da concentração e contribuir com a hidratação. 

Suplementos ricos em carboidratos na forma de gel: quais os benefícios?
Uma das estratégias utilizadas e efetivas na suplementação intratreino são os suplementos riscos em carboidratos na forma de gel. Isso porque essa é uma forma prática em repor energia e eletrólitos, além de, segundo Guillhochon e Rowlands (2017), quando comparado a barrinha rica em carboidratos, o gel proporciona maior conforto gastrointestinal e maior pico de energia para os atletas.

O ideal é que sua formulação combine diferentes fontes de carboidratos, com tempos de absorção distintos, o que contribui com fornecimento de energia de forma gradual, durante todo o treino. Além disso, é interessante que seja enriquecido com sais minerais (eletrólitos) e outros ativos, como cafeína e a taurina, de forma a otimizar ainda mais a performance e redução da fadiga física e de câimbras durante competições e treinos.

E os benefícios são demonstrados na literatura científica:

Kozlowski, Ferrentino-DePriest e Cerny (2020) avaliaram os impactos da suplementação com gel de carboidratos em um treino de ciclismo com duração de 2 horas. Participaram do estudo 10 ciclistas treinados, sendo 5 homens e 5 mulheres, que realizaram 3 tentativas de exercício em uma ordem aleatória. Um gel foi ingerido 15 minutos antes do exercício durante todas as tentativas.

Os 3 ensaios experimentais incluíram a ingestão de gel a cada 30 minutos (T1), a cada 45 minutos (T2) ou nenhum gel ingerido durante o exercício (T3). O nível de glicose no sangue aos 60 minutos de exercício e a distância do contrarrelógio foi maior para T1 e T2 em comparação com T3. Assim, a ingestão de géis de carboidrato durante uma prova de ciclismo prolongada, eleva os níveis de glicose no sangue e melhora o desempenho, sendo que a ingestão mais frequente produz benefícios adicionais à performance.

*Criação: Incluir vídeo narrado do Iron Man Gel*

REFERENCIAS 

BAGANHA, Ronaldo Júlio. DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO COM CARBOIDRATO E SUBSEQÜENTE RESPOSTA GLICÊMICA DURANTE ATIVIDADE INDOOR. Diferentes Estratégias de Suplementação Com Carboidrato e Subsequente Resposta Glicêmica Durante Atividade Indoor, Maringá, v. 2, n. 19, p. 269-274, jun. 2008.

KOZLOWSKI KF, FERRENTINO-DEPRIEST A, CERNY F. Effects of Energy Gel Ingestion on Blood Glucose, Lactate, and Performance Measures During Prolonged Cycling. J Strength Cond Res, 2020.

BELVAL LN, et al. Practical Hydration Solutions for Sports. Nutrients. 2019 Jul 9;11(7):1550.

BONGIOVANNI T, et al Nutritional interventions for reducing the signs and symptoms of exercise-induced muscle damage and accelerate recovery in athletes: current knowledge, practical application and future perspectives. Eur J Appl Physiol. 2020 Sep;120(9):1965-1996.

HARPER, L. et al. Physiological and performance effects of carbohydrate gels consumed prior to the extra-time period of prolonged simulated soccer match-play. J Sci Med Sport., v. 19, n. 6, p. 509-14, 2016.

LOVATO, Gisele. DIFERENTES FORMAS DE SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS E SEUS EFEITOS NA PERFORMANCE DE UM ATLETA DE CICLISMO: ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 52, n. 9, p. 355-360, jul. 2015.

 SANTOS, Karine Nascimento Pereira de Melo. SUPLEMENTAÇÃO PREVIA DE CARBOIDRATO E O DESEMPENHO NO TREINAMENTO DE FORÇA – UMA REVISÃO. Suplementação Previa de Carboidrato e O Desempenho no Treinamento de Força – Uma Revisão, Rio de Janeiro, v. 2, n. 8, p. 02-16, jan. 2016.

AMORIN, João Franklin Goes. SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS DURANTE O TREINAMENTO DE BASQUETEBOL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 69, n. 12, p. 60-67, fev. 2018.

MACHADO, Michael Rafael. USO DE MALTODEXTRINA NO PRÉ E INTRA TREINO DE CROSSFITPARA MELHORA DA PERFORMANCE. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 86, n. 14, p. 268-280, maio 2020.
COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Copyright © 2021 New Millen
Desenvolvido por E4 Agência

Endereço: Av. Dr. José Luís Leme Maciel, 327 Cajamar
São Paulo | CEP 07786-450
Telefone : +55 11 4447-2220
Email : contato@newmillen.com.br

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade