Estratégias nutricionais no ciclismo

Ciclismo – Número de adeptos crescente no Brasil após a pandemia

Atualmente, tem crescido cada vez mais o número de pessoas começando no esporte e é possível perceber esse crescimento principalmente devido a pandemia. Seja como alternativa para evitar o uso de transporte público ou como atividade física para manter a saúde. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) o primeiro semestre de 2021 registrou em média um crescimento de 34,17% nas vendas de bikes em comparação ao mesmo período do ano passado.

O que é o Ciclismo e quais suas modalidades?

O ciclismo é uma atividade física rítmica, podendo ser competitivo, recreativo ou praticado como atividade física outdoor ou indoor. Podendo estar fortemente relacionada ao controle de peso corporal, da pressão arterial, redução do colesterol, estresse e está ligado ao sistema cardiovascular fortalecendo o miocárdio e bombeando mais sangue para os órgãos. Dentro de tudo isso, o ciclismo possui atualmente 4 modalidades:

Ciclismo de estrada: As provas de estrada são de longa distância, que podem ser percorridas no mesmo dia, ou com paradas, podendo ser realizada individualmente ou por equipe.

Ciclismo de pista: Disputado em uma pista denominada como velódromo, o atleta deve pedalar o mais rápido possível, vencendo assim quem cumprir a distância em menor tempo.

Mountain Bike: Normalmente é disputado em locais abertos, com subidas e decidas e vários obstáculos pelo caminho, por conta disso é importante uma bicicleta com pneus mais grossos e que tenha suspensão resistente.

BMX: Conhecido também como bicicross, praticado com bicicleta que têm pneus menores. É dividido em dois estilos Racing (corrida) e Freestyle (manobras).

Quais são os riscos que podem estar associados a este exercício?

Por se tratar de um exercício que requer das extremidades inferiores e superiores, pode levar ao surgimento de lesões e danos muscular, por excesso de uso. De acordo com a literatura científica, as principais lesões associadas a este exercício, são localizadas no pescoço, lombar, ombros, quadril e principalmente na articulação do joelho.

Estratégias nutricionais que podem contribuir para melhor desempenho

Sabe-se que uma alimentação adequada equilibrada, aliada ao exercício físico pode garantir o melhor desempenho físico e mental. Confira abaixo as principais recomendações com base na literatura científica recente:

  1. Aporte adequado de carboidratos e proteínas: Estima-se que em relação ao carboidrato corresponde de 60 a 70% do aporte calórico diário, recomenda-se esteja entre 5 e 8g/kg dia e para atividades de longa duração aumentar para até 10g/kg dia. Com relação a proteína, para provas de velocidade de 1,2 a 1,6g/kg dia e provas que objetivam resistência sugere-se de 1,6 a 1,7g/kg dia.
  2. Adequação da ingestão energética com hipercalóricos: A ingestão de carboidrato é fundamental para promover a reserva muscular, inibindo a degradação de proteínas e consequentemente a fadiga muscular, obtendo assim uma maior resistência e desempenho físico. Contudo, se torna interessante a inclusão de um hipercalórico na rotina de suplementação para que possa auxiliar nesse papel.

REFERÊNCIAS

Røise O. Cyclingisgood for you, butthere are risksinvolved. TidsskrNorLaegeforen. 2019 Sep 3;139(12).

Ansari M, Nourian R, Khodaee M. Mountain Biking Injuries. Curr Sports Med Rep. 2017 Nov/Dec;16(6):404-412.

Mühlen, L., &Schauren, B. C. (2019). Consumo alimentar e hábitos de hidratação de participantes amadores de uma prova de ciclismo de longa duração. RBNE – Revista Brasileira De Nutrição Esportiva12(76), 1069-1078. 

Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Editores: Arnaldo José Hernandez e Ricardo Munir Nahas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 15, n. 3, Suplemento, 2009.

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Copyright © 2021 New Millen
Desenvolvido por E4 Agência

Endereço: Av. Dr. José Luís Leme Maciel, 327 Cajamar
São Paulo | CEP 07786-450
Telefone : +55 11 4447-2220
Email : contato@newmillen.com.br

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade