Os suplementos alimentares são produtos usados com a finalidade de complementar a dieta, como recursos ergogênicos que contribuem com o aumento da performance esportiva e garantem resultados mais assertivos.
Em 2011, a venda mundial de suplementos alimentares cresceu aproximadamente 14%. O mercado esportivo vem adaptando-se com a oferta de produtos de qualidade e eficácia para promoção dos benefícios esperados. A indicação de complementos nutricionais na prática esportiva é indicada em diferentes momentos e para diversos efeitos na composição corporal e no aumento do desempenho.
No período antes dos exercícios, recomenda-se a ingestão de produtos com componentes que promovem energia, potencializam a oferta de nutrientes aos músculos e que previnem a fadiga precoce. Dentre eles, destacam-se a cafeína, a taurina, os aminoácidos, os carboidratos e as vitaminas do complexo B.
A cafeína é um componente estimulante com diferentes propriedades que contribuem para a performance esportiva. Por meio de múltiplos mecanismos, atua na redução da utilização do glicogênio muscular durante a atividade física, elevando as taxas de ácidos graxos livres no sangue, além disso, estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, bem como contribui ao metabolismo de energia.
Outro componente que merece destaque é a taurina, aminoácido eficaz no aumento da força muscular, pela ação moduladora dos níveis celulares de cálcio na excitação-contração do sistema musculoesquelético.
Aminoácidos específicos também atuam com benefícios durante o exercício físico, se utilizados como pré-treino. A arginina é precursora do óxido nítrico, uma substância que promove ação vasodilatadora e favorece a oferta de nutrientes ao tecido muscular. É um importante componente para ser incluso na rotina de suplementação de atletas e esportistas.
As vitaminas do complexo B, por sua vez, atuam como diferentes cofatores para enzimas relacionadas ao metabolismo energético corporal. Sua complementação antes do exercício é uma forma eficiente de potencializar a oferta de energia.
A união de cafeína, taurina, vitaminas do completo B, arginina e outros componentes em um suplemento antes do treino é uma importante estratégia que contribui para aumento da performance e resultados mais efetivos.
REFERÊNCIAS
EUROPEAN FOOD SAFETY AUTHORITY (EFSA). Scientific Opinion on the safety of caffeine. EFSA, Parma, Italy, v. 13, n. 5, p. 1-112, 2015.
ZHAO, E. H.; ERGUL, B.; ZHAO, W. Caffeine’s antioxidant potency optically sensed with double-stranded DNA-encased single-walled carbon nanotubes. J Phys Chem B., Washington, v. 119, n. 10, p. 4068-4075, 2015.